Olá, aqui é a Ana.
Terça-feira e como sempre, aqui estou eu na sua caixa de entrada ✉️
E sim, hoje temos outra edição mega especial, dessa vez com um convidado de casa: Cadu Capella Reis, Analista de Educação aqui da Fundação Estudar.
Mas, antes de passar o bastão pra ele, fica aquele lembrete de todas as edições: Se você quiser ver uma temática específica por aqui, me envie suas sugestões através deste formulário 😉
É novo por aqui? Compartilhe essa edição com o seus amigos:
Na edição de hoje, vamos falar sobre o aprendizado ao longo da vida. Então, sem mais delongas: Agora é com você, Cadu!
Oiee! Meu nome, na verdade, é Carlos Eduardo, mas ninguém me chama assim, nem meus pais, então, pode me chamar de Cadu!
Tenho 33 anos e, quando tinha 18 anos, logo no comecinho da faculdade, eu e dois amigos resolvemos empreender. Eu fiz graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, na ESPM - São Paulo, e, sem experiência na área e nem grana, fundamos uma agência de Marketing e Comunicação.
Surpreendentemente, o negócio deu certo e passei 13 anos empreendendo…
…Corta a cena… Hoje eu trabalho na área de Educação da Fundação Estudar. E meu papo com você tem a ver com isso.
GIF: GIPHY/Reprodução
APRENDIZADO AO LONGO DA VIDA
Se você jogar no Google esse tema de “aprendizado ao longo da vida”, vai se deparar com o termo em inglês lifelong learning. Ele teoricamente surgiu na década de 1970, foi ganhando destaque na década de 1990, mas só foi ganhar mais popularidade a partir de um relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI da Unesco, de 2010.
Estamos em 2023 e ainda tem muita gente que acha que a vida profissional é fazer faculdade, trabalhar, talvez fazer uma pós, ter uma promoção no trabalho, trabalhar muuuitos anos e se aposentar.
Essa “fórmula” não funciona mais… É claro que é importante fazer graduação, pós, mestrado, doutorado, e o que mais tiver vontade, mas ter um aperfeiçoamento constante ao longo da vida não se limita apenas à educação formal.
É possível se desenvolver por meio de experiências de intercâmbio; com filmes, séries e documentários; lendo artigos e newsletters maravilhosas como essa; participando de eventos e cursos incríveis, como os da Escola de Liderança… (Tenho que valorizar meu trabalho, né? hahah)
Enfim, o lifelong learning não é só estudar, estudar, estudar, mas sim incorporar o aprendizado como parte da sua vida.
Quero voltar para minha história de carreira para explicar na prática os 4 pilares do lifelong learning:
Aprender a conhecer
Aprender a fazer
Aprender a conviver
Aprender a ser
Como falei, eu comecei a empreender no começo da minha graduação. Isso foi um desafio por um lado, pois não tinha repertório para desenvolver um trabalho de qualidade, mas foi uma vantagem, pois eu tinha professores disponíveis para me ajudar em casos reais.
Isso fez com que eu fosse mais a fundo ao adquirir conhecimento, com curiosidade para compreender e questionar sobre a aplicação prática das teorias ensinadas (Aprender a conhecer). E, além de buscar conhecer com mais profundidade, eu fui colocando os aprendizados em prática com agilidade, e com clientes reais (Aprender a fazer).
Durante a jornada empreendedora, aprendi a lidar com clientes e colaboradores de perfis bem diferentes (Aprender a conviver) e intensifiquei meu autoconhecimento, compreendendo a importância de absorver aprendizados e aplicar constantemente, me desenvolvendo como profissional, mas principalmente como ser humano (Aprender a ser).
Fui ganhando uma capacidade bem interessante de aprender algo e ensinar no dia seguinte. Fazia isso constantemente na agência e até com um grupo de amigos… Aprendia e ensinava. Aprendia e ensinava. Aprendia e ensinava…
Foi assim que fui me apaixonando por Educação, entendendo ela como parte do meu propósito e começando a me engajar em projetos voluntários para suprir essa necessidade de “aprender e ensinar”, que só aumentava.
Em 2018, um projeto de educação socioemocional, em uma comunidade bastante vulnerável no Capão Redondo, extremo sul de São Paulo-SP, me chamou a atenção e me inscrevi como voluntário. Aprendi nesse voluntariado mais do que aprendi na especialização em Inteligência Emocional e pós-graduação em Neurociências e Comportamento, que concluí anos depois.
Ser educador socioemocional, na prática, ainda mais com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, foi e tem sido transformador para meu aprendizado ao longo da vida. Tanto que, alguns anos depois, decidi tomar coragem e fazer uma transição de carreira.
TRANSIÇÃO DE CARREIRA
“Transição de carreira” merece destaque como uma pauta sozinha em outra newsletter, mas quis reforçar esse ponto pois enxergo esse tipo de alteração de rota na carreira como uma consequência do aprendizado ao longo da vida.
A Educação foi pulsando tanto dentro de mim, depois de vários estudos formais e não formais (principalmente o trabalho voluntário que comentei), que vender minha parte da sociedade na agência, após 13 anos intensos, para buscar oportunidade em uma ONG de educação, foi uma decisão muito clara e, após mais de 1 ano, considero assertiva também.
Quanto mais eu absorvo aprendizados, mais eu me conheço e melhor eu consigo tomar decisões. É muito louco isso!
Uma dica para trazer mais do lifelong learning para a prática do dia a dia é você buscar extrair no mínimo um novo aprendizado por dia. Todos os dias antes de dormir reflita sobre o que você aprendeu naquele dia.
Eu aprendo muito escutando meus colegas de trabalho, amigos, vendo séries, observando meus gatos… Quando saio de casa, tento observar atentamente o meu redor e aprender algo.
Parece até meio filosófico isso, mas quanto mais presença, mais conhecimento. E você não precisa ser uma pessoa fanática por Educação como eu para incorporar isso. É treino. É hábito.
Eu acredito que a vida é um grande aprendizado, então ame sua vida e continue se desenvolvendo para ser mais feliz. Viva para aprender e aprenda para viver.
Foi uma honra conversar com você aqui, e fica o convite para chamar no LinkedIn ou Instagram pra gente continuar esse papo. ;)
PARA SABER MAIS:
Curso on-line Mentalidade de Desenvolvimento Contínuo (PUCRS)
Quer saber mais sobre Transição de Carreira? Confira a 18ª Edição da nossa Newsletter. Leia aqui.
E como disse o Cadu, que tal continuar o seu aprendizado com a Escola de Liderança? Corra para aprender com um SUPER desconto, faça sua assinatura por apenas R$9,90/mês. A promoção acaba nesta sexta-feira (25/08/23)!
Confira a seleção do Na Prática das melhores vagas abertas em AGOSTO:
E assim, finalizamos a décima nona edição da nossa newsletter!
Gostou da nossa edição super especial com o Cadu? Espero que tenha gostado tanto quanto eu!
Então, não esqueça de deixar sua avaliação para sabermos o que você achou, ok?
Te vejo na próxima terça-feira.
Um abraço da Ana.