Olá, aqui é a Ana.
Terça-feira, e aqui estamos com mais uma edição da Newsletter da Escola de Liderança quentinha no seu e-mail 🥳
Todas as terças-feiras estarei na sua caixa de entrada, com dicas e conteúdos sobre empregabilidade.
Está passando por um super desafio e gostaria de ajuda? Envie sugestões de tópicos que quer que eu aborde por aqui, respondendo esse formulário.
Bem, hoje vamos conversar sobre uma dificuldade que mais metade dos jovens brasileiros enfrentam: Como conciliar estudos e estágio?
O Sr. Super Produtivo
(GIF: GIPHY | Reprodução)
Eis que você entra na universidade, conquista seu tão sonhado estágio, e se depara com a enorme dificuldade de conciliar estudo, estágio, vida social, estar antenado nas notícias do mundo, garantir todas as suas refeições diárias, dormir oito horas por noite, hobbies… Ufa! Não é nada fácil, não é mesmo?
Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Educação (MEC), Organização dos Estados Interamericanos (OEI) e Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), quase 60% dos alunos entre 15 e 29 anos, em algum momento de suas vidas, conciliou trabalho com estudo.
Isso significa que mais da metade dos jovens brasileiros estão se virando nos 30 em uma rotina com muuuitas demandas diárias.
E infelizmente, essa rotina tão corrida acaba trazendo consequências negativas à qualidade de vida dos jovens. Segundo uma pesquisa realizada com estudantes da PUC-Rio, foi constatado que os alunos enfrentam diversos níveis de estresse.
Para você ter uma ideia, quando focamos no cuidado da saúde mental e física: quase 20% dos alunos entrevistados têm entre 4 e 5 horas de sono por dia, e quase 60% não praticam nenhum tipo de exercício.
E como resultado de prazos apertados, cobranças, avaliações, incerteza do futuro, noites mal dormidas, longos trajetos casa-universidade: 87,2% dos entrevistados se consideram ansiosos e 43,6% se consideram depressivos.
Mas, respondendo a pergunta que não quer calar: Como conciliar todas essas atividades?
Brincadeiras à parte, pesquisadores de Harvard vem a anos estudando como podemos nos tornar seres mais produtivos, porém sem fazer com que essa produtividade acabe com a nossa qualidade de vida.
Então, aqui vão três temas publicados na Harvard Business Review que carregam os conselhos de 26 especialistas em ciência e produtividade para ajudar com essa rotina lotada e alcançar o pico de sua performance no trabalho e vida pessoal.
1- Seja dono do seu tempo
(GIF: Tenor | Reprodução)
Sabe aquele momento em que você consegue mergulhar de cabeça em alguma atividade, e simplesmente não vê o tempo passar? De acordo com o psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi, ex-chefe do departamento de psicologia da Universidade de Chicago, define este momento como:
“... um estado mental que acontece quando uma pessoa realiza uma atividade e se sente totalmente absorvida em uma sensação de energia, prazer e foco total quando se está fazendo algo.”
É neste exato momento, também conhecido como “Estado de Flow”, que nos sentimos mais produtivos. Mas, porque na grande maioria das vezes nos resumimos a atender demandas externas?
O Tom Rath, autor conceituado de produtividade, recomenda bloquear tempo para trabalhar longe do e-mail, programar o celular para não alertar mensagens e ligações e evitar ler e-mail de manhã até que tenha completado, ao menos, uma tarefa importante.
Desta maneira, você cria espaços na sua rotina para entrar no flow e dar o seu melhor na atividade que precisa fazer.
2 - Tenha um roteiro para dizer não
(GIF: Tenor | Reprodução)
Imagine que sua lista de tarefas está enorme, e chega aquele super amigo pedindo ajuda para um trabalho da faculdade ou seu líder solicitando mais um relatório, o que você faz?
A) Aceita e dorme duas horas a menos naquela noite para suprir tudo o que precisa fazer;
B) Encontra uma forma lógica e educada de dizer não;
Bom, quanto mais compromissos assumimos, maior o risco de experimentar uma “diluição de prioridades”. Uma das grandes dicas para aumentar produtividade no trabalho é ter um bom método para reagir à diluição de prioridades, ou seja, uma estratégia pronta para dizer não.
Desse modo você não precisa parar para pensar como falar não toda vez que precisa declinar ajuda a alguém. Crie um template de e-mail ou tenha um roteiro para quando precisar dizer pessoalmente.
Quando estiver lidando com um gerente ou líder que pede mais do que é razoável, pense fora do paradigma sim/não. Tenha uma conversa com seu chefe e liste todos os projetos nos quais está trabalhando no momento. Indique quais itens você considera prioridade e convide seu supervisor a compartilhar sua opinião. É um bom modo de mostrar o quão sobrecarregada já está sem ter que usar a palavra “não”.
3 - Faça hoje o que te proporcionará mais tempo amanhã
(GIF: Tenor | Reprodução)
A última das dicas para aumentar produtividade no trabalho é bastante prática: pessoas produtivas sempre procuram modos de automatizar ou delegar atividades que não sejam um bom uso do seu tempo.
Pergunte-se: Como posso usar meu tempo hoje para que crie mais tempo para amanhã? Avaliar sua lista de tarefas sob essa lente torna mais fácil se comprometer com atividades que não sejam prazerosas no momento, como automatizar o pagamento de notas ou criar um tutorial para que possa delegar tarefas repetitivas para outros membros da equipe mais facilmente.
E o chat GPT e o youtube podem ser seus grandes amigos neste momento. Pesquise como outras pessoas solucionam seus desafios e tarefas atuais ou pergunte ao chat GPT fórmulas para automatizar planilhas e demandas.
PARA SABER MAIS:
📰 Gostou dos temas sugeridos pela Harvard Business School? Leia o artigo “9 Productivity Tips from People Who Write About Productivity” completo aqui.
🔁 Você já se perguntou como são os hábitos e rotinas de pessoas muito produtivas? Nesse curso por e-mail gratuito do Na Prática, você descobre!
🚶♂️ E se a procrastinação é seu inimigo, o Na Prática tem um artigo completo sobre o assunto com 7 passos para te ajudar a deixar ela para trás.
UMA DOSE DE INSPIRAÇÃO
Estávamos falando sobre uma rotina lotada… Então, me responda uma coisinha:
Quando foi a última vez que você ficou sem fazer nada por 10 minutos? Sem enviar mensagens de texto, conversar e até mesmo pensar?
O especialista em meditação, Andy Puddicombe, descreve o poder transformador de fazer apenas isso: revigorar a sua mente com dez minutos por dia, simplesmente estando consciente e experienciando o momento presente – sem precisar de incenso ou sentar em posições diferentes.
▶️ Assista o TED Talk de Andy, sobre “Tudo que é preciso são 10 minutos consciente”
CONTINUE APRENDENDO
Você já ouviu falar no conceito “Life Long Learning”? Também conhecida como “Educação Continuada” é um filosofia que afirma que "nunca é cedo ou tarde demais para se aprender". Então, que tal aprender um pouco mais sobre como gerir seu tempo?
Com o Curso de Produtividade, da Escola de Liderança, você entenderá como desenvolver a sua atenção para produzir com maior qualidade e como gerenciar seu tempo, eliminar a procrastinação e aumentar seus níveis de energia.
Te ensinaremos também como fazer um planejamento eficiente e utilizar bem essa que é uma das principais ferramentas para alavancar a sua produtividade
👉 Saiba tudo sobre o Curso de Produtividade da Escola de Lideraça
#VAGAS
Já pensou em participar de um evento gratuito com as maiores empresas do país e ainda ter a chance de ser contratado? Acredite: isso pode virar realidade.
A Fundação Estudar está com as inscrições abertas para a Conferência Gestão e Inovação, evento que visa conectar universitários e recém-formados a companhias que são referência.
Em um dia, você poderá participar de bate-papos com recrutadores, assistir painéis de conteúdo com profissionais de destaque no mercado, fazer networking e têm chance até de fazer um pitch – uma apresentação focada em “vender seu peixe” – para contratantes.
ADEUS POR HOJE
E assim, finalizamos mais uma edição da Newsletter da Escola de Liderança. Espero que a partir de hoje você consiga criar uma rotina mais leve e saudável.
Agora me conta, gostou desta edição? Estou super aberto para ouvir sua opinião para deixar nossa newsletter ainda melhor! Deixe sua avaliação aqui.
Nos vemos terça que vem 😊
Um abraço da Ana.