#21 Crie um currículo para ninguém botar defeito
Aqui está um passo a passo para seu currículo perfeito
Olá, aqui é a Ana.
Chegamos à vigésima primeira edição da newsletter da Escola de Liderança 🥳🍾 E é claro que eu não poderia deixar a de agradecer a você por acompanhar essa news que preparo com tanto carinho.
Hoje conversaremos sobre um tema que gera muita, MAS MUITA dúvida mesmo, e aposto que você já se perguntou se estava editando o seu da melhor forma…
Sim, o assunto de hoje é CURRÍCULO, e como se destacar em um processo seletivo através deste único documento.
Ah! Se você está com algum desafio profissional ou gostaria de ver sobre um tema específico por aqui, envie sua sugestão através deste formulário, prometo que levo todas as sugestões em consideração.
Mas, vamos a pergunta que todo mundo já se fez um dia na vida:
COMO REDUZIR MINHA VIDA PROFISSIONAL EM UMA ÚNICA FOLHA?
(Reprodução: Giphy)
Se você não faz ideia de como responder essa pergunta, saiba que segundo pesquisa realizada pelo Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), essa foi a principal dificuldade apontada por citada por 17,99% dos respondentes.
E se você conseguiu resumir sua vida profissional, mas está com medo de não ter deixado as informações de forma atraente, você também não está sozinho. Ainda segundo a pesquisa feita pelo Nube, 58,46% dos 8.429 entrevistados que estão em busca de um emprego, estão passando pela mesma dificuldade.
E claro que outras dúvidas podem surgir na hora de montar realmente o currículo, como não saber quais informações são obrigatórias, ou em qual sequência devem ser organizadas, se é preciso ou não colocar endereço completo, foto e idade… e por aí vai.
Mas, calma, vou te ajudar a responder todas essas dúvidas e realmente se destacar em todos os processo seletivos que participar.
A IMPORTÂNCIA DE UM BOM CURRÍCULO
(Reprodução: Tenor Gif)
Sete segundos. É o tempo que um empregador médio leva para ler um currículo, de acordo com a Harvard Business Review. Em mercados de trabalho cada vez mais disputados, um currículo bem feito, além de agregar valor à sua candidatura, pode se tornar também uma vantagem competitiva.
Segundo Laszlo Bock, vice-presidente sênior de Operações Pessoais do Google, já desabafou que dar de cara com CVs ruins é frequente. O que o perturba é quando é possível ver que o candidato tem potencial. “O mais deprimente é que consigo entender que muitas pessoas são boas, às vezes ótimas”, disse.
Então, que fique claro que investir tempo na criação de um currículo, é algo que realmente dá retorno.
A especialista em carreiras e especialmente atenta aos millennials, Eline Kullock, já viu milhares de CVs ao longo da carreira, e aconselha: “É preciso refletir sobre sua carreira e não só sobre seu CV. Tente pensar em como transmitir, clara e honestamente, que você absorveu coisas novas.”
Ou seja, sem televisão ao fundo ou celular nas mãos, pense com calma no que viveu e no que vale a pena expor aos possíveis empregadores.
A questão da trajetória, fundamental na hora da entrevista, deve transparecer no currículo. Por isso, é possível incluir também trabalhos universitários ou voluntários entre suas experiências. Mesmo que não tenham sido projetos remunerados, merecem destaque se ajudaram a aprimorar habilidades como trabalho em equipe ou visão estratégica, por exemplo.
A mesma lógica vale para quem tem muitas experiências e pouco espaço: escolha as mais formadoras e que façam parte da sua narrativa. Não se preocupe se existirem algumas lacunas em sua história, você terá tempo para preenchê-las nas entrevistas, além de mostrar pessoalmente o que mais sabe fazer.
PASSO A PASSO DO CURRÍCULO PERFEITO
Vamos começar pelo mais simples: a formatação. Sei como é tentador inovar no formato de um currículo, mas a não ser que seja essa sua linha de trabalho (algo como design, artes, etc.), melhor se ater ao básico.
O estilo ideal ainda é o papel branco, margens fixas e fontes tradicionais na cor preta e em tamanho legível. Para facilitar a leitura, use um espaçamento consistente e experimente com itálicos, sublinhados, e negritos para destaque. Conclua exportando o documento no formato PDF, para não perder a formatação.
Passo #1 Objetivo Profissional
Logo após seus contatos pessoais, descreva seu objetivo profissional em uma ou duas frases. Deve ser algo curto, simples e refletir brevemente sua expertise, como se fosse um ‘pitch de elevador’. Essa frase inicial pode ser customizada de acordo com cada candidatura e deve aliar claramente sua experiência com as necessidades da vaga.
É algo que salta aos olhos, já que um bom currículo é aquele que foca em ações e resultados. Portanto, elimine o polêmico campo ‘Habilidades’ do seu arquivo e guarde essas informações para um encontro em pessoa.
Passo #2 Experiências
Em seguida, é hora de preencher o campo mais temeroso para alguns. A ordem cronológica deve ser inversa, do posto atual ou mais recente ao mais antigo. Se estiver na mesma função há vários anos, invista em mais espaço para mostrar como cresceu por lá.
Se você possui pouca ou nenhuma atuação no mercado, não se preocupe, o importante é mostrar sua trajetória, lembrando novamente que aqui cabem diversos tipos de atividades, como estágio de férias ou voluntariado. Ou seja, o que vai aqui é o que te enriqueceu como profissional.
E para deixar suas experiências atraentes e palpáveis, números e dados são super bem-vindos. Isso porque é mais importante descrever suas conquistas do que suas responsabilidades. Como você fez a diferença? Que metas atingiu? Que projetos criou ou implementou?
Outra super dica nessa sessão é o uso de palavras-chave, pois a maioria das candidaturas e pesquisas por parte dos recrutadores são feitas online. Para conhecê-las um bom recurso é a página de competências mais buscadas no Linkedin, em que é possível pesquisar termos populares dentro de sua própria profissão.
Passo #3: Formação
Neste campo ficam todas as informações educacionais e diplomas, como escolas, universidades e outros cursos acadêmicos, como especializações, extensões e intercâmbios. Seja sucinto e inclua nome da instituição, tipo de diploma, curso, cidade e ano de conclusão.
É aqui também que ficam as informações sobre outros idiomas. ⚠️ E ATENÇÃO: Coloque os níveis corretamente e não diga que é fluente se não for. A pior coisa que você pode fazer é mentir no seu currículo, então seja sincero.
Parte #4: Referências
Encerre o CV com uma lista de três referências, com nome, cargo, telefone e e-mail de cada uma. Se a relação entre vocês não estiver clara, será possível fazer a ponte numa futura entrevista.
A ideia aqui é validar suas experiências. Saiba que muitos recrutadores entram em contato com suas referências para conhecer ainda mais sobre você.
Quer conhecer os erros mais comuns no currículo? Leia este artigo do Portal Na Prática.
🎫 Que tal um evento online e gratuito para se aprofundar ainda mais no tema? Nos dias 18 à 21 de setembro, às 19:30h, acontecerá a Semana de Carreira, 4 dias de conteúdos direto ao ponto para preparar você para conquistar sua vaga! No segundo dia do evento falaremos sobre o Currículo de Milhões e te ensinaremos na prática como construir os melhores currículos e cartas de apresentação para chamar a atenção dos recrutadores. >> Garanta seu lugar gratuitamente neste link;
📋 Após seguir todas as dicas acima, que tal um checklist para ter certeza que seu currículo está perfeito? Entenda o que você precisa estar (ou não) em cada seção e crie um currículo campeão para conquistar sua vaga no mercado de trabalho. >> Baixe o checklist aqui;
🥇 O currículo é apenas um dos passos dos processos seletivos e claro que queremos que você se destaque em todos eles. Então, a Escola de Liderança desenvolveu o curso Processos Seletivos, que te ajudará a entender como os processos seletivos atuais estão organizados e como aproveitar de maneira eficiente cada uma das etapas dessas seleções para conquistar a sua vaga. >> Continua se desenvolvendo agora mesmo clicando aqui.
▶️ A Gabi trouxe mais um vídeo de vagas no canal Na Prática. Todo mês, lançamos uma lista com as melhores oportunidades de estágio e trainee do mercado, e em setembro trouxemos algumas vagas no setor da saúde, tecnologia, cosméticos e mais.
👀 Tem vaga exclusiva de trainee para mulheres! Assista agora.
Você conhece a história do Adam Driver? Se não, sabia que existe um ted talk em que ele conta?
Sim, há uma palestra TED com o ator Adam Driver e ela pode ser interessante para quem está buscando um novo caminho. Afinal, antes de lutar na batalha galáctica entre o lado escuro e a luz em "Star Wars: O Despertar da Força", Adam Driver era fuzileiro naval dos Estados Unidos na Primeira Divisão.
Neste vídeo, Driver conta a história de como se tornou fuzileiro e ainda discute a transição de soldado à carreira de ator. Além disso, ele fala sobre “Artes nas Forças Armadas”, uma organização sem fins lucrativos que leva teatro a militares estadunidenses criada por ele. “A auto expressão é uma ferramenta tão valiosa quanto um rifle em seu ombro”, diz Driver.
>> Assista ao Ted Talks completo aqui
É hora de dar tchau 👋
Espero que você tenha gostado das dicas e que arrase na elaboração do seu currículo!
Lembre-se que estou SUPER aberta para saber sua opinião sobre essa e outras edições. Você pode deixar sua avaliação aqui.
Quer mais dicas sobre o mercado de trabalho? Não deixe de conferir as edições anteriores:
📌#19 Aprendendo ao longo da vida
📌 #18 Seu emprego não precisa ser sua paixão
📌 #17 Afinal, é o fim do trabalho remoto?
📌 #16 A Saúde Mental está presente na sua rotina de trabalho?
Até a próxima edição!
Um abraço da Ana.