Olá, aqui é a Ana.
Terça-feira, 07 de agosto de 2023.
Assunto polêmico por aqui hoje: Será que o home office vai acabar?
Mas, antes de tudo, vou deixar aquele lembrete de sempre: Se você tem alguma sugestão de tema que quer ver por aqui, é só preencher esse formulário e eu vou fazer de tudo pra atender a sua solicitação, ok?
E agora sem mais delongas, é hora de falarmos sobre ele: O trabalho flexível.
O DECLÍNIO DO HOME OFFICE
GIF: Reprodução/GIPHY
Em 2020, o trabalho remoto se provou uma solução eficaz para driblar as dificuldades trazidas pela pandemia e garantir que as empresas continuassem funcionando a todo vapor. O modelo de trabalho funcionou tão bem que muitas pessoas consideravam que ele tinha vindo para ficar, mas em 2023, o cenário está se mostrando bem diferente do que o imaginado.
Em uma pesquisa realizada pela Indeed para a VOCÊ RH, demonstrou uma redução do número de oportunidades para quem quer trabalhar sem sair de casa, sendo que apenas 7,7% das vagas divulgadas no Brasil, em março de 2023, tinham a possibilidade de home office. Número esse que atingiu seu ápice em 2022, com 12,6% das vagas oferecendo trabalho remoto.
O movimento se tornou forte fora do Brasil, com grandes empresas como Google, Salesforce, Disney e Starbucks exigindo que seus funcionários retornassem aos escritórios. Para aumentar a adesão, elas estão oferecendo incentivos, como comida grátis e outras regalias (Google) e doações para instituições de caridade a cada dia que o trabalhador viessem ao escritório no final do mês de junho (Salesforce).
Mas, mesmo com incentivos, a mudança não vem sem resistência dos colaboradores. Em uma pesquisa realizada pela Eagle Hill Consulting e publicada pela Think Work Lab, 47% dos profissionais dos Estados Unidos dizem que irão considerar buscar um novo emprego, caso o seu empregador reduza a flexibilidade do trabalho híbrido ou remoto. Já no Brasil, a preferência de 83% dos trabalhadores é o trabalho híbrido, segundo pesquisa da Brain Inteligência Estratégica.
QUAIS AS VANTAGENS DO PRESENCIAL?
E se os empregadores estão dispostos a oferecer incentivos e enfrentar resistências, então quais são as vantagens trazidas pelo modelo de trabalho presencial que estimulam o seu retorno?
O artigo, “É o fim do home office” do meio&mensagem, compilou os motivos expressados pelas lideranças de grandes empresas internacionais que levaram ao retorno do presencial.
Para o CEO do McDonald’s, Chris Kempczinski, a questão é a cultura: “Você perde algo da cultura, perde parte da conexão ao ficar tão remoto”, disse em um comunicado anunciando o retorno de alguns dias presenciais na empresa, em 2021.
Já para Elon Musk, CEO da Tesla e do Twitter, a questão é produtividade. E para além disso, outro ponto levantado é a demanda por conexão entre pessoas, fator que motivou o CEO da Disney, Bob Iger, “nada pode substituir a capacidade de se conectar, observar e criar junto com os colegas, que têm que estar fisicamente juntos”, afirmou.
O FUTURO DO TRABALHO
GIF: Reprodução/GIPHY
E se essas mudanças de modelo de trabalho demonstram algo é que o mercado está evoluindo e se adaptando rapidamente. E se o anywhere office já não é mais a tendência que se mostrava ser, então, como vai ser o mercado de trabalho do futuro?
Segundo o estudo Futuro do Trabalho 2023, realizado pelo Fórum Econômico Mundial, é esperado que cerca de 23% dos empregos mudem até 2027, com 69 milhões de novos empregos criados e 83 milhões eliminados.
A área de tecnologia segue com prospecções positivas para a criação de empregos e espera-se que o emprego de analistas e cientistas de dados, especialistas em big data, especialistas em aprendizado de máquina de IA e profissionais de segurança cibernética cresça, em média, 30% até 2027.
A Inteligência Artificial deve continuar ganhando espaço, sendo esperado que ela seja adotada por quase 75% das empresas pesquisadas e que leve a uma alta rotatividade, sendo que 50% das organizações esperam que ela gere crescimento de empregos e 25% esperam que ela gere perda de emprego.
Outra tendência apontada pelo estudo, é o aumento de empregos verdes, educacionais e agrícolas, impulsionados pelo investimento na transição verde e na mitigação das mudanças climáticas, bem como a crescente conscientização dos consumidores sobre as questões de sustentabilidade. Funções como engenheiros de energia renovável e engenheiros de sistemas e instalação de energia solar devem ter um aumento na demanda, assim como funções mais generalistas de sustentabilidade. Mas, o relatório aponta que os maiores ganhos absolutos em empregos devem vir da educação e da agricultura.
Por fim, o relatório aponta a grande necessidade da requalificação dos profissionais, estimando que estima que, em média, 44% das habilidades de um trabalhador individual precisarão ser atualizadas. Já em termos de habilidades valorizadas pelos empregadores, as habilidades cognitivas são cada vez mais importantes.
Segundo o estudo, em 2023, as habilidades mais valorizadas são o pensamento analítico e o pensamento criativo e é esperado que isso continue assim nos próximos cinco anos. Por outro lado, a capacitação tecnológica, especificamente em IA e big data, deve se tornar ainda mais importante e as estratégias de habilidades das empresas se concentrarão nisso nos próximos cinco anos.
Quem avisa amigo é, então eu não poderia perder a oportunidade de te avisar que a Escola de Liderança está com uma promoção INCRÍVEL! Agora, você pode fazer a sua assinatura por apenas R$9,90/mês e ter acesso a TODO conteúdo da nossa plataforma.
O que você encontra por lá?
📚 Cursos com metodologia própria sobre Produtividade, Autoconhecimento, Inteligência Emocional e mais!
🎙️ Masterclasses com grandes nomes do mercado como Carlos Brito (Ex-CEO Global da Ambev), Flávia Faugeres (Fundadora da Learn To Fly e ex-CMO Global do Burger King) , Pedro Franceschi (Co-CEO da Brex, fintech mais inovadora dos EUA), entre outros
✏️ Workshops exclusivos
💻 Conexão com grandes empresas do mercado
E mais!
Se interessou? Então, corre para garantir a sua assinatura por esse precinho!
Presencial, híbrido ou remoto? Aqui somos democráticos e temos um pouco de tudo para você! Confira nossa seleção de vagas de hoje:
PRESENCIAL:
💼 Analista da Garantia da Qualidade Pleno na EMS
💼 Analista Financeiro Sênior no Grupo Pão de Açúcar
💼 Analista Customer Insights na Azul
REMOTO:
💼 Analista de Mídia Sênior na Enext
💼 Estágio em CRM Tech na Enext
HÍBRIDO:
💼 Supervisor(a) Financeiro na Fundação Estudar
💼 Pessoa Analista de Desenvolvimento Frontend Junior na SERASA EXPERIAN
💼 Analista Comercial (E-commerce) na Lojas Renner S/A
💼 Analista júnior de sistemas na Omega Energia
RECRUTA STONE
Achou que as vagas acabaram por aqui? Hoje não, Faro! Nós também temos um convite super especial para você conhecer o Recruta Stone!
Maior porta de entrada da Stone, o Recruta 2023 está com inscrições abertas.
O programa de talentos da companhia quer selecionar pessoas de todo o país e oferece aos aprovados acompanhamento individualizado e trilhas de formação para que, no futuro, possam assumir grandes desafios. O prazo para preencher o cadastro se encerra em 4/9! Faça sua inscrição.
Presencial, híbrido, remoto, seja qual for o modelo ou tipo de trabalho que você escolha, o que importa é só uma coisa: Encontrar um trabalho que você ame executar.
E para te inspirar nessa missão, eu deixo a indicação da TED Talk de Scott Dinsmore “Como Encontrar o Trabalho que Você Ama”. Aperte o play!
E com isso, finalizamos a décima sétima edição da nossa newsletter!
Obrigada por ter lido até aqui! Espero que tenha gostado e não se esqueça de deixar sua avaliação para sabermos o que você achou, ok?
E se você perdeu, então não esqueça de dar uma olhada nas nossas edições anteriores:
📌 #16 A Saúde Mental está presente na sua rotina de trabalho?
📌 #15 Em se comunicar de forma clara, você se garante?
📌 #14 Por que VOCÊ deveria ser contratado?
📌 #13 Carreiras ESG: O futuro do trabalho?
📌 #12 Onde você vai estar daqui a cinco anos?
Nos falamos na próxima terça-feira!
Um abraço da Ana.